terça-feira, 24 de agosto de 2010

Publicação do Artigo sobre A Economia Cafeeira


Autores do Artigo e o Amigo Vicente de Paulo Vale na Varanda da Fazenda Cafeeira Boa Vista em Bananal

O Artigo que durante meses foi pesquisado e elaborado por mim e pelo Prof. Cristiano, finalmente ficou pronto. Este trabalho será publicado nos Anais de do Simpósio de História Econômica Nacional que acontecerá agora em setembro de Brasília, também será publicado nos Anais da Universidade Valeparaibana-UNIVAP, no Encontro de Pós Graduação. Abaixo o resumo, seguido do artigo completo para download, o mesmo também pode ser encontrado na seção de artigos.


Do Manto de café do Vale Histórico ao Convênio de Taubaté: REFLEXÕES E TRANSFORMAÇÕES DO MEIO NA PRODUÇÃO CAFEEIRA DO SÉCULO XIX

RESUMO: Esta pesquisa tem por finalidade refletir as transformações sócio-econômicas na região do Vale Histórico e Taubaté no recorte de 1830 a 1930. A temática é de grande valia para a historiografia regional, pois existem análises entre o Vale do Paraíba e a região Oeste Paulista, mas não um estudo mais aprofundado acerca da micro região proposta. O referencial teórico usado como base foram Gramisc, para estudos da sociedade, Childe, para a materialização dos fatos econômicos com o imaginário da época, Singer e Müller em conceitos econômicos e outros. Para holistizar a pesquisa foi criado um roteiro de análise em que engloba todas as facetas da temática: primeiramente oportunizamos um estudo social, segundo aprofundamos nos estudos econômicos, oferecendo uma visão da macro a micro história, por fim apresentamos os resultados na qual as situações anteriores viabilizaram uma transformação na formação sócio-urbana, considerando teóricos da área e transformando o café em documento monumento da memória regional. A metodologia aplicada refere-se no embasamento documental, através de acervos cartoriais, legislativos e particulares, bem como de tabelas econômicas criadas por economistas. Os resultados comprovam que ao discutir uma possível queda da produção cafeeira deixa de se considerar uma relevante transformação econômica dos meios de produção, pois ocorreu-se uma alteração na estrutura social, , com o fim da escravidão e a vinda de imigrantes com novas idéias e com experiência em trabalhos operários.

Palavras chaves: Economia Cafeeira, Sociedade, Vale Histórico e Convênio de Taubaté.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou optando por moderar os comentários e não poderão mais ser anônimos!